sexta-feira, 9 de julho de 2010

Ligação em Serie e em Paralelo



Funcionamento de uma lâmpada
Para acontecer o funcionamento de uma lâmpada, é necessario que um condutor, um resistor e um gerador trabalhem em torno disso.
O gerador (tomada de casa), gera condução de corrente elétrica pelo condutor (o fio), o condutor conduz a energia para o resistor (filamento da lampada). Esse vai gerar energia pois o resistor esquenta conforme os elétrons passam por ele, fazendo com que se produza a luz.



Ligação em Série

A ligação em série não é muito eficiente. Ela ocorre quando duas ou mais lâmpadas são ligadas em apenas um condutor. Então, nessa ligação, temos a seguinte situação (exemplo com duas lâmpadas): Um gerador, um condutor e dois resistores. Essa diferença de resistores faz com que a capacidade que cada lâmpada pode reproduzir, seja dividida com a outra lâmpada, fazendo assim, com que, sua energia seja menor que a esperada.
Em uma ligação em série, o filamento da lâmpada atua não só como resistor mas como um condutor também. Fazendo com que uma lâmpada dependa da outra para funcionar, pois, se uma lâmpada queimar ou não estiver no suporte, a carga elétrica não tem como ser passada para a lâmpada boa.



Ligação em Paralelo

Essa é a ligação elétrica de nossas casas. È uma ligação onde existe um gerador,e um condutor para cada resistor. Assim uma lâmpada não depende da outra para produzir sua própria energia, sabendo que cada lâmpada tem seu próprio condutor.



Fórmula:

Para sabermos qual a capacidade que a lampada pode reproduzir, sua resistividade, ou a quantidade de volts que ela suporto usa-se a seguinte formula:





Onde: P= Pontecia
R= Resistor
U=Volts




Róbson e Jéssica


Maquete ilustrativa





Trabalho turma 307
Róbson de Souza
Jéssica Valim
Jonathan Abreu

6 comentários:

  1. aí gurizada, me ajudou, eu q nao entendo nada e nunca prestei atenção nas aulas de física hehe.

    valeu!

    ResponderExcluir
  2. ae... acabei de montar um circuito paralelo com a sua ajuda...valeu.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, vou continuar com vocês ate chegar em soma, divisão e projeto.voltando a estudar depois de muitos anos, preciso de ajuda.

    ResponderExcluir
  4. O SENAI OFERECE O CURSO DE ELETRICISTA INSTALADOR, SE FOR DE SAO PAULO, A UNIDADE DO BRAS, ROBERTO SIMONSEN, TEM UM EXCELENTE CORPO DOCENTE...

    ResponderExcluir