BURAQUINHO











OBJETIVO

Este experimento tem como objetivo compreender qual o efeito visual resultante de uma difração




Contexto
Existem dois estudos feitos acerca da natureza de propagação da luz. Um deles prevê que a luz é composta de minúsculas partículas (fótons) que se propagam sempre em linha reta formando raios. A este estudo dá-se o nome de óptica geométrica. A outra linha de raciocínio diz que a luz é uma onda e se comporta como tal. Esta teoria é chamada óptica ondulatória. Por ser descrita por essas duas teorias, diz-se que a luz apresenta dualidade partícula-onda. Neste experimento só nos ateremos ao comportamento ondulatório da luz.

Quando a fonte luminosa se encontra razoavelmente afastada, a luz praticamente se propaga na forma de ondas planas


Idéia do Experimento


Um pequeno orifício feito num papel funciona como uma lente de aumento, permitindo que se veja uma imagem ampliada de um objedo que se encontra muito próximo do olho do observador. Isso se deve ao fenômeno de difração que neste caso, faz com que os raios que saem do objeto sejam espalhados, tornando a imagem maior que o objeto .Também é possível corrigir miopia com difração pois, este fenômeno, faz com que a luz se comporte da mesma maneira que quando é submetida a uma lente divergente, que é a lente utilizada na correção desta patologia.


MATERIAL USADO

1. CARTOLINA PRETA
 ALFINETE

Montagem

Faça, com o alfinete, um furo no papel.

Aproxime, do olho, algo que quer ser lido a aproximadamente 10 cm.

Coloque o papel com o furo e olhe através dele.

Pode-se então notar que além da imagem ficar mais nítida, houve um aumento dela.


Comentários


Se a pessoa que realizar o experimento for portador de um grau não tão alto de miopia, pode utilizar este pequeno orifício para conseguir enxergar algo que esteja longe, sem os óculos.


CONCLUSÃO DO TRABALHO
ESTE ORIFICIO FEITO PELO ALFINETE NA CARTOLINA
SERVE TAMBÉM COMO UMA LUPA.FEITO COM MATERIAS PRÁTICOS
VALENDO COMO MAIS UM EXPERIMENTO DA FISICA.


SABRINA E MARINA TURMA:308