sexta-feira, 9 de julho de 2010

Fritador de salsichas
(Condução iônica e efeito Joule)

Objetivo
Salientar a condução elétrica nos condutores iônicos e a manifestação do efeito Joule, usando como condutor elétrico uma salsicha.Nesse trabalho, vamos salientar a passagem da corrente elétrica através de um condutor iônico (a salsicha) ligado em série com uma lâmpada incandescente e a manifestação do efeito Joule que nela se processa (pela 'fritura' da salsicha)

A salsicha
Uma coisa é notória, todos os ingredientes da salsicha constituem condutores de segunda espécie, ou seja, são condutores iônicos.
O fritador
Nosso fritador de salsichas consiste numa base de madeira, na qual foi instalado um soquete para lâmpada incandescente comum, dois garfos (todo de aço inox) e fios de ligação. Eis a foto do fritador já pronto:





Como se observa, os dois fios provenientes da rede elétrica domiciliar é ligado a um dos terminais do soquete da lâmpada; do outro é ligado a um dos garfos. O terminal restante do soquete da lâmpada é ligado ao outro garfo. Os garfos de aço inox foram cortados, e foram feitos furos para fixá-los na madeira.


Conclusão
A salsicha é realmente um condutor iônico de corrente elétrica, tanto é que a lâmpada colocada em série acendeu! Se a salsicha fosse isolante isso não aconteceria. O calor transferido para os ingredientes da salsicha determinaram sua 'fritura' e esse calor é proveniente da energia térmica em trânsito desde os locais por onde passa corrente elétrica e as demais partes da salsicha. Fica constatado o efeito Joule.
Nome: Elias de Matos Dias Turma: 306

Um comentário: