segunda-feira, 5 de julho de 2010

Corrente elétrica 1









Contexto: Corrente elétrica é o movimento ordenado de cargas negativas/positivas em direção ao pólo positivo/negativo.
Ideia do experimento: Os eletrodos são dois pedaços de metais, que reagem quimicamente com a solução neste caso o vinagre. Quando mergulha-se o eletrodo de cobre na solução condutora, não há condição para uma reação química entre a placa de cobre e a solução. Quando mergulha-se o eletrodo de zinco na solução condutora, os átomos de zinco da superfície têm uma forte tendência de se deslizarem da placa de zinco para o vinagre.
Ao fechar-se o circuito elétrico, os elétrons livres na placa de zinco( que é a carga negativa) se dirigem pelo fio até a placa de cobre(que é a carga positiva). Então os átomos de zinco começam a migrar da placa para a solução. O resultado final é que os eletrons migram para o eletrodo de cobre e o zinco vai para a solução como ion Zn++. Os átomos de cobre são neutros. Os eletrons migram para a placa de cobre a fim de reduzir os ions positivos na superficie do eletrodo, que na sua maioria são ions H+. A redução de 2 ions H+, da origem a uma molécula H2 de gás hidrogênio.
A passagem de eletrons no sentido da placa de zinco para aplaca de cobre é chamada CORRENTE ELÉTRICA. A intensidade desta corrente elétrica vai depender exclusivamente da quantidade de íons da solução e da área superficial das placas. No nosso caso resultou em 1,02 v.
MATERIAL USADO:
-Recipiente plástico;
-Vinagre;
-1 placa de zinco;
-1 placa de cobre;
-Fios de cobre para conexão;
-Multímetro;

Produção:
Elisa, Taís e Françoane
Turma: 309

Nenhum comentário:

Postar um comentário