sábado, 4 de junho de 2011

Experiência da caneta que afunda na garrafa e da agua que não cai do copo copo

Experiência 1

A caneta que afunda

Nessa experiência eu peguei uma caneta e coloquei clipes de papel em uma extremidade, mergulhado verticalmente na água de uma garrafa pet, cheia de água.A abertura que existe no corpo dessa caneta,que fica para baixo, permite que entre água nele, quando se aumenta a pressão da água da garrafa,comprimindo com a mão a garrafa, como você viu no vídeo.Com isso, o peso dessa peça aumentou sua densidade ficou maior que a da água, o corpo afunda.Quando a pressão feita apertando-se a garrafa é aliviada, o ar que existe dentro desse corpo se dilata, expulsa alguma água, o peso desse conjunto diminui, sua densidade fica menor que a da água e ele flutua. OBS: Mu itas canetas, têm um furo na lateral do corpo, se você vai fazer essa experiência, escolha uma que não tenha esse furo.



Experiência 2

Água que não cai

O experimento é muito simples, enche o copo até a boca com água… deixe-o bem cheio mesmo! Agora, pegue o cartão ou papel grosso e coloque em cima da boca do copo. Certifique-se de que não ficou nenhuma bolha de ar lá dentro (se ficar bolhas de ar, não funciona… ou melhor, funciona… mas pra te deixar bem ensopado).
Pegue o copo, com uma das mãos pressionando o cartão contra o copo e o vire de ponta cabeça. Bem devagar… tire a mão do cartão. TADAM! Ele vai ficar paradinho e água não vai cair.

A água se mantém no copo porque a pressão atmosférica é bem mais forte que a pressão exercida pela água contra o cartão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário