BEXIGAS CARREGADAS:
Objetivo:
Mostrar a existência de cargar elétricas e suas propiedades.
Contexto:
Alguns materiais apresentam,sob determinadas condições,fenômenos elétricos que podemos explicar usando um modelo teórico.
Estes fenômenos são observados pelo homem desde a antiguidade. E desde antão houve vários modelos que foram propostos para tentar explicar a sua origem.
O modelo que melhor explicou tais fenômenos é o modelo de cargas elétricas, que é usado até os dias de hoje. Este modelo prevê a existência de dois tipos de cargas elétricas, uma carga de sinal positivo e outra de sinal negativo.
Para explicar os fenômenos elétricos que eram observados, foi proposta a lei da atração e repulsão: cargas elétricas de mesmo sinal se repelem ntre si e cargas elétricas de sinais opostos se atraem entre si. Veja o esquema das leis de atração e repulsão na figura abaixo.
Os Materiais em seu estado fundamental são neutros; a somatória de suas cargas elétricas é nula. É por isso que os fenômenos elétricos só podem ser observados em determinadas condições, ou seja, para que haja repusão ou atração entre dois ou mais materiais é preciso que a somatória de suas cargas não seja nula. Isso quer dizer que é preciso que haja cargas positivas ou negativas em excesso no material.
Material: Bexigas.
Montagem:
Para fazer a atração entre as bixigas.
- Encha duas bexigas de forma que elas fiquem firmes e pequenas.
- Atrite uma delas no cabelo de uma pessoa. Atrite toda a superfícia da bexiga no cabelo.
- Aproxime a bexiga eletrizada da bexiga neutra.
- Veja a figura abaixo.
Para fazer a repulsão entre as bexigas.
- Encha duas bexigas de forma que elas fiquem firmes e pequenas.
- Atrite as duas bexigas no cabelo de uma pessoa. Atrite toda a superfície das bexigas no cabelo.
- Solte lentamente uma das bexigas sobre uma mesa e aproxime dela a bexiga que ficou na mão.
- Veja a figura abaixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário