sexta-feira, 29 de abril de 2011

Espelhos concavos









Um espelho concavo é uma superficie esférica que apresenta na parte interna do seu lado refletor. Dependendo da posição que o objeto ocupa diante desse espelho podemos obter uma imagem conjugada real ou ainda virtual, quando o objeto situa-se sobre o plano focal do espelho.




Os espelhos concavos são utilizados para maquiagem e em situações de aumento da imagem,


são utilizados nas construção de alguns tipos de telescópios, relfetores e progetores instrumentos ópticos, tambem são utilizados em consultórios odontológicos para observar as caracteristicas dos dentes.






Nomes: Jessica silva, Marilaine, Franciele.



Turma: 308

Água Óptica

O nosso trabalho consiste em uma idéia sobre Fibra Óptica. Mostrando que a água também conduz a luz, identicamente como a Fibra Óptica.





Nessa imagem nós mostramos o modo que foi feito o nosso trabalho.



Esse trabalho é feito com uma garrafa com água e uma lanterna. Metade da garrafa é isolada e assim também o fundo. Faz- se um furo no lado isolado, bem embaixo.



Enche- se a garrafa com água e liga a lanterna no lado oposto, na parte não isolada. Mesmo com a água em queda, fazendo a curva, a luz se propaga na água, se refletindo nas extremidades até chegar á alguma superfície, no caso da foto, a mão.




Esse foi o resultado da nossa experiência, comprovando a nossa tese.


Pode- se notar que a luz acompanha a água refletindo na palma da mão.


Turma: 308 Alunos: Giovane, Thainá e Vinícius



































































quinta-feira, 28 de abril de 2011

NOMES: BEATRIZ, DENISE E VIVIAN. TURMA: 306



LUZ EM LINHA RETA.


Na primeira observação a luz passa pelos furos dos três cartões. Em linha reta.




Na segunda observação retirando um dos três cartões do lugar, o raio de luz bate no cartão e não prossegue.


Pente reflexivo



Este experimento visou apresentar um fenômeno que acontence com os espelhos.Damos o nome de reflexão a este fenômeno.Reflexão nada mais é do que uma luz ao encontrar um obstáculo é rabatido.A luz que é direcionada ao obstáculo damos o nome de raio de incidência, já a luz que é rebatida do obstáculo damos o nome de raio de reflexão.A refrlexão tem uma regra básica que diz que o ângulo de incidência é igual ao ângulo de reflexão.






Nome dos componentes:Isaque monteiro; Orlete Inês Viega; Nadir Terezinha Gomes



Turma:306 noite

Água iluminada...





Com apenas uma lanterna,uma simples garrafa de óleo de cozinha,fita isolante e água, observamos uma água de luz magica em forma curva,assim chamamos de fenômeno de reflexão total.A experiência nos mostra a água que escoa de um furo feito na garrafa e iluminado por a lanterna,conduzindo alguns raios em sua trajetória ,ao colocarmos a mão no final do feixe podemos então notar sua grande luminosidade.Esses fenomenos todos acontecem com as luzes apagadas e apenas uma única luz acesa que é a da lanterna.Assim nos proporciona uma nítida imagem.


Alunos:Débora e Daniela
Turma:306 noite.

Espelho concavo



Contexto


Nossa experiencia foi basicamente como um farol de automóvel funciona, todos acham que a lâmpada é virada para fora, mas nao é , ela é virada para dentro , quando a luz e é reproduzida na curvatura ela se expande , mostraremos a seguir.

















Expêriencia



Pegamos uma lanterna , pegamos tambem uma garrafa pet e papel alumínio .

Cortamos a garrafa envolvemos com o papel alumínio e deixamos em forma de uma curvatura , após isso ligamos a lanterna e colocamos de frente para a curvatura , para achar o ponto de foco , com isso a luz refletida do papel aluminio se espandia como um farol de um automóvel.





Nomes : Guilherme Machado , Julio Cesar , Joao Scheffer

Turma :306

Turno: Noite










































Pulverisador - Experiência

Essa experiência tem como objetivo visualizar um feixe de luz, observando sua existência e comportamento.
Nesta experiência é necessário os seguintes materias: lanterna; agua; pulverizador e leite.

A lanterna, ascesa em ambiente escuro, é posicionada em direção a um obstáculo (parede), então usa-se o pulverizador com agua e leite misturados, para pulverizar entre a lanterna e o obstáculo, assim podemos ver os feixes de luz.














Bom nosso grupo resolveu mostrar a mesma experiência, porem usando um exemplo que acontece diariamento de forma natural.
Num ambiente fechado com iluminação reduzida(area de produção de uma padaria), há uma entrada de luz solar, o exaustor (utilizado pra resfriar o ambiente interno de areas de produção), há tambem uma fonte de vapor de água, o forno à vapor (para praparo de produtos assados), durente a forneação varias vezes é acionado um jato de vapor, e no final ao abrir a porta do forno forma-se uma nuvem de vapor no local, então com a nuvem de vapor + a entrada de luz solar,temos a possibilidade de ver os feixes de luz.
>isso prova que os feixes de luz produzidos pelo sol propagam-se em linha reta, e não em curva como pode ser imaginado se não tivessemos a possibilidade de ver os feixes de luz.


Grupo
David; Matheus; Diogo
Turma: 306

Câmara Escura





Objetivo

O objetivo deste experimento foi obsevar a imagem da chama de uma vela sendo projetada em seu interior.


Construção e Apresentação


Para a construção da câmara escura usamos uma lata de chocolate em pó, vela, prego e martelo. Fazendo um furo no fundo da lata. Em uma sala escura posicionamos o fundo da lata voltado para a vela.


Assim, podemos observar a imagem da chama da vela invertida sendo refletida no interior da lata.


Conclusão



O olho humano é como uma câmera escura, onde a luz entra pela íris, e o furo é a pupila. Ao penetrar a pupila, a luz chega a região oposta chamada de retina, onde a imagem é formada. Essa imagem assim como na câmera escura é invertida.





Componentes; Rocksana Rosa, Halana Teixeira e Ana Paula.
















O Buraquinho




Uma cartolina escura e um pequeno furo feito pela ponta de um alfinete podem servir como uma lente, pois o orificio no papel tal como aumentando a imagem do objeto que se encontra através dele.

Isso se deve a uma difração, os fenômenos chamados difração nada mais é que o encurvamento sofrido pelos raios de onda, quando este encontra obstáculos a proporção.

Esse fenômeno prova que a generalização de que os raios de onda são retilineos é errada, ja que a parte que atinge a barreira é refletida, enquanto os raios que atingem a imagem passam por ela, mais nem todos continuam retos.

OBJETIVO DO TRABALHO : Entender melhor o efeito visual de uma difração feita por um experimento com materias práticos.




Nomes : Camila Lima, Flávia Lima, Cristiane Noronha

Turma : 306

Aquarela


Nessa postagem ilustramos como podemos fazer a junção de sertas cores como o amarelo e o vermelho e o azul e amarelo. Nas imagens ao lado e no vídeo abaixo. Percebemos que quando o disco de vinil chega a uma velocidade as cores se misturam ganhando o efeito aquarela.

Pois o olho humano deixa de de diferencias as cores e e fazendo o celebro pensar que ali esta apenas uma cor quando o disco começa a desaceleração o celebro ja começa a fazer a diferenciação das core.

Com essas técnica podemos afirmar que podemos
fazer varias junções de cores que seriam
interpretadas de outras maneiras pelo olho
humano



















link para vide da experiencia


Intregrantes Allam, Amanda, e Thais

Camara Escura

Câmara Escura







Pelos que aprendemos nos estudos relacionados a propagação dos raios de luz, os raios de luz se propagam em linha reta no espaço.


No caso caso da câmara escura pegamos uma lata de NESCAU e realizamos um furo na parte de metal da lata para a propagação dos raios de luz; assim os raios de luz que se propaga em linha reta tem a luz superior do objeto projetada para a região de baixo da lata ocorrendo uma inversão na imagem, assim a imagem fica projetada de cabeça para baixo.


A experiência da Câmara Escura relata o mesmo processo da visão humana que enxerga a luz de modo invertido no mesmo processo da camara escura mas o nosso cerebro converte a imagem para a posição certa no nosso cerebro.












Integrantes: Natanael, David, Diego neumman


Turma: 308